(67) 99293-7767 | (67) 3522-2717 | (67) 3522-0629

Exames

Estes são os exames realizados na Elevare Clínica

ELETROCARDIOGRAMA

Esse exame é utilizado para avaliar a atividade elétrica do músculo cardíaco. Por meio de eletrodos conectados em pontos específicos do tórax do paciente, são captados os impulsos elétricos que são imediatamente registrados em papel na forma de gráficos. Também chamada de eletrocardiograma, essa representação gráfica é analisada e comparada à traçados gráficos considerados normais. A partir daí, é possível detectar diversas alterações cardíacas como: INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO, ARRITMIAS, PATOLOGIAS CORONORARIANAS, AUMENTO DE CÂMARAS CARDÍACAS, dentre outros.

TESTE ERGOMÉTRICO

Esse é um teste de esforço que avalia a função cardíaca sob condição de estresse. Para isso, o paciente é monitorado com eletrocardiograma enquanto aumenta-se a intensidade do exercício físico, com início no repouso.

Serve para a avaliação ampla do funcionamento cardiovascular, quando submetido a esforço físico gradualmente crescente, em esteira rolante. São observados os sintomas, os comportamentos da frequência cardíaca, da pressão arterial e do eletrocardiograma antes, durante e após o esforço. A partir disso, é possível avaliar a capacidade cardiorrespiratório global do paciente e identificar se há ou não isquemia do músculo cardíaco.

HOLTER 24 HORAS

Esse exame nada mais é que a realização de um eletrocardiograma contínuo do indivíduo, por um período de 24 horas. Dessa forma, o paciente carrega em sua cintura um aparelho computadorizado, do qual saem os fios dos eletrodos que ficam conectados ao tórax. Geralmente, o exame Holter de 24 horas é solicitado quando o paciente apresenta sintomas frequentes de tonturas, palpitações ou falta de ar, que podem indicar alterações cardíacas. Assim, pela análise do resultado, é possível identificar arritmias bem como as caraterísticas dessa alteração (como frequência, morfologia e duração). É importante também para apontar a isquemia coronariana em indivíduos assintomáticos, chamada de isquemia transitória.

MONITORIZAÇÃO AMBULATORIAL DA PRESSÃO ARTERIAL (M.A.P.A.)

É o exame que mede a pressão arterial a cada 20 minutos, durante 24 horas, para a obtenção do registro da pressão arterial durante a vigília e o sono.

ECOCARDIOGRAMA

É um exame de ultrassom que avalia o funcionamento do coração. Os resultados são mais detalhados do que os obtidos em um raio X, além de não expor o paciente à radiação. O dispositivo capta as ondas sonoras que são emitidas por todas as partes do coração.

ECOCARDIOGRAMA FETAL

É um exame que permite avaliar o desenvolvimento, a função e a anatomia do coração do feto ainda durante a gravidez. O exame não oferece risco para a gestante ou para a criança, trazendo os benefícios de um diagnóstico precoce e de um tratamento eficaz das cardiopatias fetais

O tempo ideal para realização do exame é entre 24 e 28 semanas de idade gestacional, quando o coração já apresenta dimensões maiores, o feto ainda se movimenta bem e os ossos não constituem barreira significativa ao ultrassom, possibilitando uma melhor janela ecocardiográfica.

ECOCARDIOGRAMA TRANSTORÁCICO PEDIÁTRICO

O ecocardiograma permite avaliar a anatomia e função do coração.

O exame é realizado por meio de ondas de ultrassom através do tórax do paciente. É indolor, seguro e considerado padrão ouro no diagnóstico e seguimento das cardiopatias congênitas.

São consideradas indicações para o ecocardiograma infantil:
– Suspeita de sopro;
– Liberação para cirurgia com anestesia;
– Liberação para exames com anestesia geral;
– Liberação para a prática esportiva;
– Como um check-up de rotina na infância;
– Em casos de cardiopatias congênitas na família: irmãos de cardiopatas ou filhos de pais com doenças cardíacas congênitas;
– Crianças portadoras de doenças genéticas.

DOPPLER DE CARÓTIDA

É um exame complementar de diagnóstico que utiliza os ultrassons para estudar, em tempo real, a anatomia e circulação nas artérias carótidas e vertebrais (que fornecem sangue para o cérebro).

DOPPLER RENAL

É um exame de ultrassonografia com doppler colorido que estuda o fluxo nas artérias renais, desde sua origem na aorta abdominal até o rim, procurando identificar áreas de estenose nestes vasos.

DOPPLER MEMBROS INFERIORES

O doppler ou duplex scan venoso dos membros inferiores é uma ultrassonografia do território vascular venoso. Trata-se de um exame não invasivo, sem punções, injeções ou uso de contraste. O doppler é o melhor exame para avaliação das varizes antes da cirurgia.

ULTRASSOM DO ABDOMEM

A principal utilidade do ultrassom é de avaliar os órgãos sólidos, vasculares ou repletos de líquidos, desta forma, podemos avaliar: pancreas, aorta, fígado, vesícula biliar, rins, baço e bexiga.

ESPIROMETRIA (PROVA VENTILATÓRIA)

É um exame que mede a função pulmonar, onde se avalia os volumes e fluxos de ar que entram e saem do pulmão. Utiliza-se um aparelho no qual a pessoa assopra em um bocal, chamado espirômetro, e avalia-se o fluxo e a quantidade de ar que sai dos pulmões.

TONOMETRIA – MEDIDA DA PRESSÃO INTRA-OCULAR

É um exame oftalmológico que permite a medida da pressão intra-ocular. É fundamental para o diagnóstico e acompanhamento do paciente com glaucoma.

TONOMETRIA DE APLANAÇÃO

Exame oftalmológico que permite a medida da pressão intra-ocular. Esta medida faz parte da consulta oftalmológica de rotina.

FUNDOSCOPIA (EXAME DE FUNDO DE OLHO)

É o exame em que se visualizam as estruturas do fundo de olho, dando atenção ao nervo óptico, os vasos retinianos, e a retina propriamente dita, especialmente sua região central denominada mácula.

MAPEAMENTO DE RETINA

Exame oftalmológico realizado com oftalmoscópio indireto, que permite a análise das estruturas encontradas no fundo do olho, como retina, nervo óptico e vítreo.

GONIOSCOPIA

Exame que avalia o ângulo da câmara anterior, que é a parte do olho entre a córnea e a íris (parte transparente e colorida na frente do olho). Este exame é importante na avaliação do glaucoma.

PAQUIMETRIA ULTRASSÔNICA

Exame que mede a espessura da córnea. É um exame importante para avaliação do glaucoma.

MICROSCOPIA ESPECULAR

Exame que verifica a densidade e qualidade das células endoteliais da córnea.

CURVA TENSIONAL DIÁRIA

É utilizada para aferir a pressão intra – ocular do paciente para o diagnóstico e seguimento do tratamento de glaucoma.

RETINOGRAFIA

Exame de imagem que fotografa as áreas do fundo do olho, como a retina, a coróide, o nervo óptico e os vasos sanguíneos.

CERATOSCOPIA / TOPOGRAFIA

Verifica a curvatura corneana. Útil para o diagnóstico de doenças da córnea e adaptação de lentes de contato.

LENTES DE CONTATO

Lentes oftálmicas corretivas (miopia, hipermetropia, astigmatismo, multifocal), terapêutica e estética.

Entre em contato com nossa recepção e marque sua consulta agora

Marcar Consulta