Estes são os exames realizados na Elevare Clínica
ELETROCARDIOGRAMA
Esse exame é utilizado para avaliar a atividade elétrica do músculo cardíaco. Por meio de eletrodos conectados em pontos específicos do tórax do paciente, são captados os impulsos elétricos que são imediatamente registrados em papel na forma de gráficos. Também chamada de eletrocardiograma, essa representação gráfica é analisada e comparada à traçados gráficos considerados normais. A partir daí, é possível detectar diversas alterações cardíacas como: INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO, ARRITMIAS, PATOLOGIAS CORONORARIANAS, AUMENTO DE CÂMARAS CARDÍACAS, dentre outros.
TESTE ERGOMÉTRICO
Esse é um teste de esforço que avalia a função cardíaca sob condição de estresse. Para isso, o paciente é monitorado com eletrocardiograma enquanto aumenta-se a intensidade do exercício físico, com início no repouso.
Serve para a avaliação ampla do funcionamento cardiovascular, quando submetido a esforço físico gradualmente crescente, em esteira rolante. São observados os sintomas, os comportamentos da frequência cardíaca, da pressão arterial e do eletrocardiograma antes, durante e após o esforço. A partir disso, é possível avaliar a capacidade cardiorrespiratório global do paciente e identificar se há ou não isquemia do músculo cardíaco.
HOLTER 24 HORAS
Esse exame nada mais é que a realização de um eletrocardiograma contínuo do indivíduo, por um período de 24 horas. Dessa forma, o paciente carrega em sua cintura um aparelho computadorizado, do qual saem os fios dos eletrodos que ficam conectados ao tórax. Geralmente, o exame Holter de 24 horas é solicitado quando o paciente apresenta sintomas frequentes de tonturas, palpitações ou falta de ar, que podem indicar alterações cardíacas. Assim, pela análise do resultado, é possível identificar arritmias bem como as caraterísticas dessa alteração (como frequência, morfologia e duração). É importante também para apontar a isquemia coronariana em indivíduos assintomáticos, chamada de isquemia transitória.
ECOCARDIOGRAMA FETAL
É um exame que permite avaliar o desenvolvimento, a função e a anatomia do coração do feto ainda durante a gravidez. O exame não oferece risco para a gestante ou para a criança, trazendo os benefícios de um diagnóstico precoce e de um tratamento eficaz das cardiopatias fetais
O tempo ideal para realização do exame é entre 24 e 28 semanas de idade gestacional, quando o coração já apresenta dimensões maiores, o feto ainda se movimenta bem e os ossos não constituem barreira significativa ao ultrassom, possibilitando uma melhor janela ecocardiográfica.
ECOCARDIOGRAMA TRANSTORÁCICO PEDIÁTRICO
O ecocardiograma permite avaliar a anatomia e função do coração.
O exame é realizado por meio de ondas de ultrassom através do tórax do paciente. É indolor, seguro e considerado padrão ouro no diagnóstico e seguimento das cardiopatias congênitas.
São consideradas indicações para o ecocardiograma infantil:
– Suspeita de sopro;
– Liberação para cirurgia com anestesia;
– Liberação para exames com anestesia geral;
– Liberação para a prática esportiva;
– Como um check-up de rotina na infância;
– Em casos de cardiopatias congênitas na família: irmãos de cardiopatas ou filhos de pais com doenças cardíacas congênitas;
– Crianças portadoras de doenças genéticas.